Prof. Dr. Márcio Rodrigues Silva

Márcio Rodrigues Silva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001) , mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Formação do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, geografia urbana, educação, prática de ensino e Jataí-Go.

Currículo   e-mail: marcioufg@gmail.com

Tese de Doutorado

Download do texto completo - PDF:

Resumo

Uma vez que a análise dos problemas urbanos, com o objetivo de traçar novos rumos para o desenvolvimento local, é fundamental para melhoria da qualidade de vida da população propõe-se, como foco desta pesquisa, o estudo da estrutura urbana de Jataí-GO. Para tanto, é analisada sua estruturação interna, no que tange à distribuição socioespacial no arranjo urbano, buscando respostas à indagação: existe segregação socioespacial em Jataí? Pretende-se, desvelar a cidade e propor novos parâmetros que colaborem com o desenvolvimento local, bem como, produzir material científico consistente sobre esta temática analisada segundo a Ciência Geográfica. Jataí localiza-se no Sudoeste Goiano, a aproximadamente 320km da capital, Goiânia. Com área urbana aproximada de 26km², dentro de um município com superfície de 7.174,10km², a cidade se expandiu marcada por contrastes que revelam a lógica da sociedade capitalista. Posições como as de Santos (1993), Castells (1983), Lojkine (1997) e Villaça (2001), levantando a lógica da formação e a estruturação do espaço urbano, suscitam questionamentos sobre objeto de estudo em questão. O caminho seguido neste trabalho não é rígido, pronto e acabado, trata-se de uma análise que parte da paisagem urbana, uma vez que esta apresenta um vasto horizonte a ser explorado, chegando ao lugar e analisando como este foi produzido. A pesquisa transita por análises políticas e sociais, contextualizadas numa sociedade dita “pós-moderna”, indagando e refletindo sobre o real apresentado diante de nossos olhares, considerando a ação do capital e de suas relações na construção dos lugares. Dessa forma, a perspectiva dialética se apresenta como um caminho direcionador dos trabalhos. Ao final, define-se, classifica-se, espacializa-se e cruza-se planos de informações referentes aos níveis de renda em Jataí, e suas implicações, na malha urbana, o que demonstra a segregação urbana identificada. Os resultados são apresentados sob a forma de texto e mapas que desvelam a real situação da distribuição socioespacial em questão. Como resultado, identifica-se que as classes de menor renda estão concentradas, predominantemente, nas bordas da área urbana. Tal análise vai ao encontro da tese de que trata-se de um espaço segregado.

Palavras Chave: Segregação Urbana; Estrutura Urbana; Cidade; Jataí-GO.

Dissertação de Mestrado

Encontros e Desencontros: Estudo do Espaço Urbano de Jataí-GO

RESUMO

A cidade de Jataí, situada no Sudoeste do Estado de Goiás, origina-se na primeira metade do século XIX sendo fruto da busca por novas áreas para desenvolvimento da agropecuária. Atualmente ocupa lugar de grande relevância na economia do Estado, sendo destaque na produção de grãos, o que passa a ocorrer principalmente a partir da década de 1970, com a chegada e posterior consolidação da moderna agricultura no município. Com área urbana aproximada de 24km² a cidade se expandiu marcada por contrastes que revelam a lógica da sociedade capitalista. A distribuição socioespacial da população na área urbana expressa contradições que não são percebidas num primeiro olhar. Este trabalho objetiva analisar como ocorreu a configuração do espaço ubano de Jataí e seu arranjo socioespacial, sobretudo no cenário pós 1970. Para tanto, são analisados dados econômicos, sociais e políticos que espacializados desvelam o processo de produção da cidade.

Palavras Chave: Geografia urbana; Espaço urbano; Jataí-GO.