Apresentação do Curso

O Curso de Geografia da Regional Jataí oferece dois graus distintos: licenciatura e bacharelado.

O curso de Geografia é oferecido no turno noturno. As disciplinas obrigatórias são concentradas a noite e aos sábados no período matutino, juntamente com a disciplinas Optativas e de Núcleo Livre.

Em ambas os graus, os alunos aprendem a estudar os fenômenos responsáveis pelas dinâmicas da natureza (clima, geologia, relevo, solo, vegetação, hidrografia) e da sociedade (economia, política, cultura e organização social e política), e como suas relações determinam a conformação do espaço geográfico.

O curso também aborda as tecnologias de representação cartográfica, como o uso do geoprocessamento (cartografia digital, sistemas de informações geográficas) e do sensoriamento remoto (tratamento e interpretação de imagens da superfície terrestre), tecnologias que auxiliam o processo de análise geográfica.

Análise Ambiental (Bacharelado)

O futuro bacharel está habilitado a efetuar estudos e atividades de pesquisa ambiental, como o diagnóstico geoambiental, realização de estudos de impactos antrópicos nas paisagens, avaliações e monitorias ambientais, com ênfase nos mapeamentos temáticos.

Licenciatura

Os profissionais formados em licenciatura estão habilitados a atuar nas atividades de ensino, nos níveis fundamental e médio, ministrando a disciplina Geografia, ou no ensino universitário, para trabalhar com disciplinas dos cursos superiores de Geografia ou em áreas afins.

Mais informações:

Coordenador Licenciatura: Prof. Dr. Pedro França Júnior